Abaixo seguem algumas atividades que poderão ser adaptadas para trabalhar algumas questões do filme: E seu nome é Jonas. Estas foram trabalhadas com estudantes do 7º Ano. Como base para respondê-las eles assistiram o filme e leram a resenha que escrevi que podem ser acessadas clicando em: Filme / Resenha.
01) Marque a
alternativa que apresenta o nome verdadeiro
do protagonista do filme E seu nome é
Jonas.
a) Sally Struthers
b) Richard Michaels
c) James Woods
d) Jeff Bravin
e) Nenhuma das
respostas acima
02) Enumere a
segunda coluna de acordo com a primeira.
(a) Oralismo
(b) Língua de Sinais
(c) Linguagem Mista
(___) É uma linguagem que
emprega simultaneamente palavras escritas ou faladas e imagens.
(___) É um exemplo de emprego
da linguagem não-verbal. Há um uso de gestos para se comunicar.
(___) Consiste em
ensinar as crianças a falar, ler lábios, para que possam se comunicar com
ouvintes.
03) Qual o sentido da frase: “Após descobrir que o diagnóstico não era
compatível com a realidade do garoto...”
a) Que o diagnóstico
não era próprio para crianças da idade de Jonas.
b) Jonas não conseguia
compreender seu diagnóstico, por isso era surdo.
c) O diagnóstico estava
errado. Afirmava uma coisa enquanto era outro o problema.
d) Quem descobriu o
erro foi o próprio Jonas e seu pai, por isso o buscou no hospital.
e) Jonas não teve
nenhum diagnostico, pois era considerado retardado.
04) Inclusão Social é um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em
referência a questões sociais variadas. De modo geral, o termo é utilizado ao
fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas
de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas
excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. De acordo
com filme houve inclusão social quando:
a) Jonas foi internado
no hospital, pois aprendeu a cuidar bem de si.
b) Jonas ganhou de
presente uma bicicleta e pode interagir com outras crianças.
c) Jonas conheceu a
língua de sinais e pode se comunicar com a sociedade em geral.
d) Jonas foi forçado a
falar, fruto da escola que apresenta o oralismo como solução social.
e) Nenhuma das
respostas acima.
05) Qual o sentido da
frase: “...Dessa forma Jonas teve a partir do contato com a língua de sinais a
possibilidade de viver como uma criança normal”. Explique em no mínimo 5 linhas.
06) No filme foi
apresentado duas formas de se ajudar as pessoas com surdez. Jonas tentou as
duas, mas somente uma foi proveitosa a ele. Responda as questões abaixo.
a) Quais as duas formas apresentadas
no filme e no texto (resenha)?
b)
Qual a forma que Jonas aproveitou mais? Explique.
c) O
que você pode aprender com o Filme: E seu nome é Jonas? Descreva em no mínimo 5
linhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário