O filme possibilita trabalhar muitas questões de valores e pode ser utilizado também para ajudar os alunos a construir uma boa interpretação de texto. abaixo produzi algumas atividades que podem ser utilizadas e adaptadas para este filme. Para respondê-las poderá ler a resenha que está disponível no marcador resenhas, ou clique aqui!
01) Marque a
alternativa que apresenta o nome verdadeiro
do protagonista do Filme: A cor do Paraíso.
a) Elham Sharifi
b) Farahnaz Safari
c) Mohsen Ramezani
d) Hossein Mahjub
e) Nenhuma das
respostas acima
02) Enumere a
segunda coluna de acordo com a primeira.
(a) Hossein Mahjub
(b) Salime Feizi
(c) Mohsen Ramezani
(___) Vivia com
tranquilidade buscando uma interação com a natureza e a fé apesar de sofrer muito
com os preconceitos.
(___) Trabalhadora.
Essa pessoa não tinha medo de trabalhar e buscava amar e valorizar o dom que
Mohammad tinha.
(___) Enfrentou algumas
dificuldades com o filho, mas teve oportunidades de ligar novamente esse amor
quando o viu sem vidas em seus braços.
03) O jovem
Mohammad queria poder desabafar sua tristeza com Alá. Ele imaginava esse
encontro todos os dias. Disse isso quando chorava ao contar sua história para o
marceneiro. E nesse momento ele se lembrou de uma frase que seu professor tinha
dito. Aponte a alternativa que apresenta a frase que Mohammad aprendeu com seu
professor.
a) Que Alá não gosta de
cegos, pois a comunidade islâmica tem preconceitos.
b) Que o cego deve
aprender a viver sozinho para não incomodar ninguém.
c) Que as escolas para
cegos são mais importantes que as escolas tradicionais.
d) Que Alá ama mais os
cegos porque não podem vê-lo.
e) Alá é visível e
todas as pessoas podem vê-lo, menos os cegos.
04) De acordo
com o segundo parágrafo do texto (a resenha) a linha condutora da história é:
a) Sobre a morte da mãe
de Mohammad que não teve tempo para se despedir do filho.
b) Todo pai aceita seu
filho como ele é e Mohammad é uma exceção.
c) Que todo segundo
casamento é bem-vindo mesmo com crianças deficientes no lar.
d) Sobre a relação
entre pai e filho, as alegrias e dificuldades de uma relação baseada no
preconceito.
e) Nenhuma das respostas acima.
05) Vamos
lembrar do que aprendemos no filme sobre as alegrias e sofrimentos. Que todo
sofrimento que temos em nossa vida pode nos ensinar alguma coisa boa. Coloque
no quadro abaixo cinco sofrimentos e ao lado as alegrias (ou aprendizagens) que
podemos ter com cada um deles.
SOFRIMENTOS
|
ALEGRIA/APRENDIZAGEM
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário